TCC/Planejamento & Controle

Como não perder o controle das coisas do TCC

Estruture-se para dar conta

Na medida em que as coisas relacionadas ao TCC aumentam, você pode perder o controle do que tem e de onde estão, e aí vai gastar tempo para localizar, se mesmo não esquecer. Veja aqui uma solução para esse risco.

Nota: O que você precisa para pôr este conteúdo em prática é uma pequena parte do artigo; o restante tem finalidade didática. Para facilitar essa aplicação, que é o que no fim das contas dá sentido ao conhecimento, no final você encontra um sumário da parte relevante em mapa mental.

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O problema

Quando você está elaborando o TCC, tem que lidar com uma grande e crescente quantidade de informações e produtos de informação:

  • O documento do TCC
  • Normas (ABNT, escola)
  • Enquanto está definindo o tema, os possíveis temas e seus detalhes
  • Resultados das pesquisas e destes os que serão referências bibliográficas
  • Se você está elaborando planilhas e ilustrações, os respectivos arquivos.
  • O arquivo da apresentação da defesa
  • Originais de ilustrações
  • O que tem para fazer, o que está em andamento

Para se dedicar ou mesmo apenas se comunicar sobre o TCC, você tem que se lembrar do que tem, lembrar de onde está algo que vai usar e acessá-lo, além de se lembrar do que tem para fazer.

Também convém saber, para cada coisa que está elaborando, seu estágio de desenvolvimento: não iniciou, em andamento, concluída? Você precisa dessas informações por exemplo para estimar quanto ainda precisa se dedicar para concluir o TCC.

Quando você tem o controle, você consegue se lembrar rapidamente do que tem e onde está.

E quando há poucas coisas a controlar, você não precisa de nenhum recurso ou ferramenta, consegue fazer tudo mentalmente.

À medida que as coisas vão crescendo, vai ficando mais difícil lembrar, e o risco é perder o controle: esquece algo, leva mais tempo para localizar o algo. Perdendo o controle, então terá que procurar, o que consumirá tempo. Tempo perdido não pode ser recuperado, então convém ter alguma forma de manter o controle das coisas.

Objetivo permanente: manter o controle das coisas do TCC.

Direção para a solução

A solução para grandes quantidades de coisas é a organização. Não acho necessário detalhar isso, porque faz parte do seu dia a dia. Por exemplo, você organiza arquivos distribuindo-os em pastas e subpastas; se usa uma bolsa, esta tem organização; a cozinha da sua casa tem armários para organizar todo tipo de louças, talheres, panos e tal. Você distribui suas peças de vestuário no guarda-roupas: usa os compartimentos, se não há compartimentos você define áreas.

O guarda-roupas é um bom exemplo de como a organização nos ajuda a memorizar e lembrar onde as coisas estão. Quando você precisa de uma roupa, primeiro pensa no armário, depois pensa no compartimento, e aí ou localiza de imediato onde está ou vai até o local e completa a busca.

Organizar estrutura/facilita a memorização e a lembrança.

Não acho que a organização seja o mais importante, o aspecto prático mais importante é saber onde as coisas estão. Se alguém já arrumou sua mesa sem você pedir, já deve ter uma boa ideia disso. Mas organizar certamente simplifica e facilita, além de contribuir, na minha opinião pelo menos, para a estética.

Essência da solução

No caso de organização de coisas digitais, o elemento essencial da organização é o documento central. Quando você tem um documento central para um projeto, você tem todas as informações disponíveis ou acessíveis a partir de um só local.

O documental central faz uma função análoga ao guarda-roupas: quando você precisa de algo de vestuário, começa a procurar mentalmente pelo armário.

A propósito, a organização tem um alcance muito amplo. Por exemplo, você organiza seus conhecimentos sobre uma pessoa em torno da ideia da pessoa, provavelmente sua imagem. Os significados para palavras e expressões abstratas, como “paz” e “essência”, são organizados com centro na palavra ou expressão. Se você pensar algo como “minha casa”, a primeira coisa que vem quando entende isso deve ser a imagem do todo da casa. O conceito de ideia central é muito estrutural para nosso armazenamento de informações; o documento central é uma especialização desse conceito.

Se você tiver um documento central para seu TCC, quando precisar se lembrar de algo dele, terá o documento como um ponto de entrada para se lembrar e pensar.

Possíveis implementações do documento central

Documento central é o conceito, que deve ser implementado para ser prático, para poder ser usado. Isso é possível de algumas maneiras.

Em geral, qualquer aplicativo que tenha alguma estrutura e permita hiperlinks pode servir para essa função. Mas alguns naturalmente serão melhores do que outros.

Eu geralmente tenho duas opções: no Word e em mapa mental. O Word pode ser conveniente quando conteúdos textuais predominam; o mapa mental é mais adequado quando não há tanta “prosa” e o foco é na estrutura. O que mais uso para documento central é o mapa mental, que vou descrever a seguir.

Documento central em mapa mental

Um primeiro exemplo de documento central para o TCC implementado em mapa mental poderia ser como abaixo.

Um mapa mental que implementa um documento central é chamado de mapa mental máster. Há vários tipos de mapa mental máster, como para um curso, um projeto, um evento. Você pode ter um mapa mental máster pessoal, e vários outros, todos acessíveis pelo principal.

Os elementos de um mapa mental máster para um TCC vão variar conforme o estágio dos trabalhos. Enquanto você não tem um orientador, por exemplo, pode registrar possibilidades. Depois que ele estiver definido, você provavelmente o terá no WhatsApp e não vai precisar de nenhum lembrete ou hiperlink. No exemplo acima, eu tachei um dos orientadores para registrar a informação de que ele não poderia ser considerado. Poderia simplesmente excluí-lo, mas em alguns casos será interessante lembrar o que já consideramos.

O mapa mental acima tem tópicos ocultos; sua visualização a seguir mostra a parte das normas. O tópico da NBR 14724 já tem um link para a página da norma.

Cada tópico pode ter detalhes sobre o que a norma fala. Eu destaquei a NBR 14724 por conter a definição do que é TCC e que parece ser a mais relevante. O “parece” aqui é importante; é resultado de uma avaliação, que pode mudar na medida em que nos aprofundamos.

Ainda no caso das normas, quero destacar um aspecto. Uma norma tem muito conteúdo, e apenas uma parte será relevante para você. Ter um espaço onde registrar “o quê” dessa parte relevante, como na NBR 6024, torna muito produtiva a aplicação das normas.

Melhor implementação??

Implementar o documento central como um mapa mental máster, na minha avaliação, tende a ter mais opções do que um documento de texto. Isto no EasyMapper; praticamente todos os programas de mapas mentais que conheço se concentram em oferecer mais recursos e não em melhorar os recursos específicos de edição e entrega de mapas mentais nem a experiência dos usuários.

Um mapa mental feito em software pode ter o foco em um tópico, em que um ramo é mostrado e os demais tem subtópicos ocultados; no exemplo acima, o foco está no tópico Normas. Esse recurso facilita nos concentrarmos no que é relevante em um dado momento e é feito como um único comando.

Se você quiser compartilhar todo o mapa mental, pode gerar uma imagem ou gerar um PDF de página única. Se quiser compartilhar apenas uma parte, pode gerar uma imagem parcial, como a abaixo:

Por outro lado, não acho que afirmar que algo é melhor sem considerar as circunstâncias é a coisa mais inteligente a se fazer. Cabe a você conhecer as opções, experimentá-las e avaliar qual é a melhor para você e seu projeto.

Mesmo “a melhor opção” tem uma dinâmica; um mapa mental pode ser a melhor opção no início e depois o Word passa a ser melhor, e vice-versa. Cada caso é um caso. Também podemos aprimorar nossa avaliação: achamos que algo é melhor e, a partir da experiência, vemos que de fato não era. Estar aberto a possibilidades de melhorar o processo e as ferramentas para mim é o mais importante.

Sobre o planejamento

O componente de planejamento de qualquer coisa que você faça acaba sendo o mais importante, porque é o que levar você à sua conclusão. Quando você sabe o que fazer, pode prosseguir; se em algum momento não souber o que fazer, estará imobilizado até que encontre.

No mapa mental máster, o que você tem para fazer é registrado sob o tópico FAZER. O planejamento é muito dinâmico; todo o tempo afazeres são executados, novos afazeres surgem, a sequência de execução muda, prioridades são revistas. Seu maior sonho com relação ao TCC é zerar esse tópico!

Há muito o que pode ser dito sobre o planejamento em geral e o planejamento do TCC em particular; estou preparando um artigo específico para esse tema.

Escopo do mapa mental máster

Um mapa mental máster pode ficar muito grande se você for trabalhar todo tipo de conteúdo. Pode ser conveniente então usar outros mapas mentais complementares. Por exemplo, a definição do tema, até você tomar a decisão, irá gerar muito conteúdo temporário.

Como um critério geral, você pode considerar que o mapa mental máster é mais adequado para abrigar a estrutura de planejamento e controle. Outros níveis de detalhamento usam outros documentos, acessíveis pelo mapa mental máster. E é assim que você mantém o controle.

Sumário

A seguir um mapa mental sumarizando o conteúdo deste artigo.

Clique aqui para baixar o mapa mental em PDF (113 kB).

Clique aqui para baixar o original do mapa mental (formato easyx, 3 kB)