CAPACITAÇÃO

Glossário de mapas mentais

 

Veja aqui definições de termos do universo dos mapas mentais usados em nossas obras e produtos  O primeiro grupo descreve os termos básicos da estrutura de mapas mentais; o segundo termos complementares. Para os mais usados, fornecemos a tradução em inglês.

A nomenclatura em alguns casos não é uniforme entre autores e softwares. O mais importante é você saber o significado no contexto (do livro, do software).

 

Por Virgílio Vasconcelos Vilela

Desenvolvedor do EasyMapper - Editor e webmaster dos sites www.MapasMentais.com.brwww.MindMapShop.com.br, www.Possibilidades.com.br - Autor do e-livro Modelos e Métodos para Usar Mapas Mentais.

Contato: virgiliovv@uol.com.br

 

Termos básicos

Termos complementares

Termos básicos

Tópico

Contêiner de informação de um mapa mental, normalmente formatado com uma linha embaixo ou uma borda e ligado a um tópico pai por uma linha (figura). Pode conter texto e/ou ilustração. Em software, pode ter associado um hiperlink, um ícone de uma legenda, indicativo por exemplo de “executado” ou prioridade, uma anotação e outras propriedades.

Inglês: topic

Tópico central

O tópico de um mapa mental a partir do qual se irradiam ou saem todos os demais (figura acima). Seu conteúdo constitui o tema do mapa mental e contextualiza o significado dos demais tópicos do mapa mental. O texto do tópico central às vezes é referido como título do mesmo.

Inglês: central topic

Sinônimo: raiz, tópico raiz (root)

Subtópico

Tópico imediatamente abaixo de um tópico de referência.Exemplos de uso::

- "Excluir subtópicos" (operação de software).

- "No EasyMapper, a exclusão de um tópico com Delete exclui também os seus subtópicos. Para excluir um tópico sem excluir seus subtópicos, use Control-Shift-Delete".

- "Este tópico fica melhor como subtópico do X ou do Y?"

- "São muitos os subtópicos do X, talvez seja interessante nivelá-los".

Inglês: subtopic

Sinônimo: filho

Ramo

Cada um dos grupos de tópicos que irradiam do tópico central.

Inglês: branch

Raiz

Sinônimo de tópico central.

Termos complementares

Caminho para a raiz

Em um mapa mental qualquer, escolha um tópico de nível 2 ou acima. Pegue o tópico pai dele, e depois o pai deste, e assim por diante até chegar ao último antes da raiz. Os tópicos que você pegou formam o caminho para a raiz.

Visualização: o caminho para a raiz do tópico "1121" foi selecionado.

Essa distinção é usada no EasyMapper, basicamente para facilitar o comando de reformatar níveis: para reformatar de forma padronizada todo um mapa mental, um estilo por nível, você formata os tópicos do maior caminho para a raiz, seleciona esse caminho e depois dá o comando; cada nível do mapa mental é reformatado de acordo com o tópico selecionado que tem o mesmo nível.

Conteúdo

1) Nível tópico - o que está dentro de um tópico, geralmente texto e ou imagem. Um tópico tem natureza de conteiner,  analogamente a células de uma planilha e a slides de uma apresentação.

2) Nível mapa mental - O conjunto dos conteúdos dos tópicos.

Você pode pensar no conteúdo como o que você levaria ao migrar entre formatos e estruturas distintas, como por exemplo de um documento de texto para mapa mental ou slides, de slides para mapa mental ou documento de texto e vice-versa. Claro, a migração pode implicar em adaptações de estrutura e forma de representação.

Exemplos de uso:

- "Um tópico sem conteúdo é excluído automaticamente" (EasyMapper)

- "Como faço para levar o conteúdo deste mapa mental para o Word?"

Direção

Refere-se à forma como os tópicos se distribuem no espaço: à direita, à esquerda, radialmente (para a direita e para a esquerda). Veja exemplos de direção à direita e radial no termo Nível.

Inglês: direction, growth direction (MindManager), mapping direction (MindMapper)

Estrutura

Pode referir-se à estrutura de tópicos do mapa mental, mas, como esta é padronizada, é mais comumente usada para referir-se aos tópicos organizadores – contendo idéias organizadoras – que são aqueles com função não exatamente de informação, mas de agrupamento, de categorização. Veja Idéias organizadoras e mapas mentais.

A estrutura do conteúdo de um mapa mental, ou estrutura semântica, é um das elementos mais importantes para a qualidade do mapa mental e às vezes uma das mais difíceis de se definir. Assim, encontrar tal estrutura pronta ou próxima do requerido aumenta bastante a produtividade. Essa é uma das idéias centrais da obra Modelos e Métodos para Usar Mapas Mentais: fornecer estruturas para o conteúdo de mapas mentais de forma que o mapeador só precise inserir seu próprio conteúdo.

Filho

Sinônimo de subtópico.

Foco em tópico

Exibição de um mapa mental com destaque para um tópico: seus subtópicos são exibidos e os tópicos irmãos e acima têm seus subtópicos ocultados. No mapa mental abaixo, o foco está no tópico ‘Projeto’.

Inglês: focus on topic

Folha

Tópico sem subtópicos.

Visualização:

Inglês: leaf

Hiperlink

Elemento de um tópico de mapa mental em software que, ativado, conduz à abertura de um arquivo ou página da Web. Possui um endereço e uma indicação visual, em mapas mentais normalmente um ícone, genérico (o mesmo para qualquer tipo de link) ou individualizado por tipo de destino. Hiperlinks constituem o recurso que permite a elaboração de mapas mentais másteres (veja o artigo Mapa mental máster).

A figura abaixo ilustra vários tipos de links do EasyMapper.

O endereço de um hiperlink pode ser absoluto ou relativo. Quando absoluto, contém em si a informação completa para acesso ao arquivo ou página (por exemplo, "C:/Meus documentos/Mapas mentais/arquivo.doc"). Quando relativo, é baseado na localização do arquivo que o contém (por exemplo, se o documento estiver na pasta "C:/Meus documentos" e o arquivo de destino estiver na subpasta "Mapas mentais", o endereço relativo será "Mapas mentais/arquivo.doc" ). Endereços da Web portanto só podem ser absolutos; hiperlinks relativos só se aplicam quando o documento e o hiperlink estão na mesma unidade de armazenamento.

Para a indicação relativa de arquivos em outros locais que não a pasta do documento e abaixo, é usada a notação ponto-ponto. Por exemplo, "../arquivo.doc" indica que o arquivo de destino está na pasta acima da pasta de referência. O endereço "../../docs/arquivo.doc" indica que o arquivo está na subpasta "doc" da pasta que está dois níveis acima da pasta do documento de referência.

Inglês: hyperlink

Idéia organizadora

Um conceito abstrato que agrupa itens, análogo ao conceito matemático de conjunto. Por exemplo, “Meus amigos”, “Minhas músicas”. Uma boa analogia para esse conceito é com objetos concretos que têm função similar, como sacolas e clipes.

Inglês: Basic Ordering Idea ou BOI, como cunhada por Tony Buzan no livro The Mind Map Book.

Veja Idéias organizadoras e mapas mentais

Irmão

Relativamente a um determinado tópico, designa outro tópico com o mesmo pai.

Inglês: sibling

Legenda

Um ícone que pode ser inserido em um tópico para acrescentar informação, tipicamente para atividades ou tarefas, como prioridade ou situação (figura).

Inglês: Map marker (MindManager) - Legend ou legend symbol (MindMapper)

Nível

Indica a distância de um tópico em relação ao tópico central. Este está no nível 0, os seus subtópicos estão no nível 1 e assim por diante.

Visualização:

 

Frases e usos:

- "Esse mapa mental está com muitos níveis, vou tentar reduzi-los".

- "Reformatar níveis" (operação do EasyMapper)

- "Selecione o tópico do nível que contém a formatação a ser aplicada e clique no botão Reformatar níveis da paleta" (como executar a operação)

- "O tipo de conteúdo desse tópico está diferente dos outros do mesmo nível".

Inglês: level

Pai

O tópico ao qual está ligado/subordinado um tópico. O tópico de onde sai a linha que chega a um tópico. O tópico de referência de um subtópico.

Inglês: parent

Sentido

Relativo à seqüência dos ramos de um mapa mental, quando existente. Em um mapa mental orientado para a direita, tipicamente o sentido de leitura é de cima para baixo. Em um mapa mental radial, pode ser em sentido horário ou de cima para baixo em ambos os lados, sendo o início do lado direito.

Usado no EasyMapper e no InteliMap.

Subárvore

O conjunto formado por um tópico e todos os tópicos descendentes dele, isto é, abaixo. O tópico em questão é portanto a raiz de sua subárvore.

Inglês: subtree

Título

O texto no tópico central do mapa mental.

Tópico principal

Um tópico conectado ao tópico central; tópico do nível 1 do mapa mental; o primeiro tópico de um ramo.

Note que um tópico é principal para a estrutura do mapa mental, mas pode não ser o principal sob a perspectiva do seu conteúdo.

Em inglês: main topic.

Vista

Configuração de exibição de um mapa mental, caracterizada pela ocultação de parte dos tópicos. Por exemplo, o mapa mental abaixo tem exibidos apenas os tópicos até o nível 1, que são ditos contraídos.


 

 

 

   HOME    RECURSOS     DEPOIMENTOS     DOWNLOAD     CAPACITAÇÃO     LICENCIAR

© 2008-2015 Virgílio Vasconcelos Vilela