CAPACITAÇÃO: SUMARIZAÇÃO

Reconhecendo enumerações

Um filtro para enxergar estrutura de idéias

Em um texto discursivo – a prosa – as idéias surgem em seqüência. Mas idéias não são sempre seqüenciais: uma pode estar “dentro” de outra ou elas podem ter níveis, por exemplo, e o discurso via de regra deixa para o leitor a tarefa de descobrir a estrutura das idéias, o que é a chave para transformar um texto em mapa mental. Isso requer, ao ler, que o leitor enxergue essa estrutura. Há padrões nos textos que, uma vez aprendidos, agilizam essa percepção. Este artigo descreve um desses padrões.

 

Por Virgílio Vasconcelos Vilela

Desenvolvedor do EasyMapper - Editor e webmaster dos sites www.MapasMentais.com.brwww.MindMapShop.com.br, www.Possibilidades.com.br - Autor do e-livro Modelos e Métodos para Usar Mapas Mentais.

Contato: virgiliovv@uol.com.br

 

O padrão

Mapeamento de enumerações

Pistas de enumerações

Conclusão

O padrão

Leia o trecho a seguir, que se refere à exposição de roupas Anglomania: Tradição e Transgressão na Moda Britânica:

 

 

"Estavam lá desde as mulheres que todos os estilistas sonham em vestir - e os não-estilistas em despir -, como Sienna Miller, Scarlet Johansson e Sarah Jessica Parker, além de uma inacreditavelmente deslumbrante Gisele Bündchen, até os próprios autores das roupas esplendorosas que se revezavam dentro e fora da exposição."

(Revista Veja, edição 1955, pág. 71)

 

Se fôssemos resumir esse trecho, buscando o que há de mais estrutural nele, teríamos uma lista dos presentes ao evento, que poderia ser resumida assim:

Presentes na Anglomania: Sienna Miller - Scarlet Johansson - Sarah Jessica Parker -  Gisele Bündchen - Autores das roupas

Agora leia o seguinte trecho:

"As motonetas, como são chamadas as scooters e motos de baixa cilindrada (...) rodam até 40 quilômetros com 1 único litro de gasolina, são fáceis de estacionar e contornam sem maiores problemas os estacionamentos das grandes cidades."

(Revista Veja, edição 1955, pág. 73.

Novamente, um resumo:

Vantagens das motonetas: até 40 km/litro – fáceis de estacionar – contornam congestionamentos.

 Queremos chamar a atenção aqui para o que essas passagens de texto têm em comum: um tema - "Presentes na Anglomania", "Vantagens das motonetas", e uma lista que detalha o tema. Chamamos a esse formato lingüístico enumeração. Quando alguém enumera, tipicamente fornece o tema e depois completa com os itens.

Escolhemos exemplos na mesma publicação, e próximos, para ajudar a mostrar que essa estrutura tema-lista é muito comum. Por exemplo, procuramos no UOL um texto de exemplo; o primeiro encontrado, da seção Economia, foi o abaixo; note quantas enumerações:

"Ao definir em qual tipo de aplicação alocar seus recursos, os investidores levam em consideração fatores diversos, como o prazo, a forma de pagamento do retorno, os riscos inerentes ao investimento, o credor, entre outros.

Os mais conservadores muitas vezes preferem empregar seu capital em títulos de renda fixa, pós-fixados e de emissão do Tesouro Nacional. Entre os papéis que atendem a estes critérios, ainda é possível escolher qual proteção garantir ao dinheiro (contra o IPCA, o IGP-M, ou a Selic).

Se o objetivo é proteger o capital da inflação, as Notas do Tesouro Nacional - série B, ou ainda as NTN- B principal, ficam entre as mais indicadas. Isto porque estes títulos acompanham a variação acumulada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é medida oficial da inflação no Brasil."

(http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/infomoney/2006/10/25/ult4040u559.jhtm)

Por exemplo, no primeiro parágrafo:

Fatores considerados por investidores: prazo, forma de pagamento do retorno, riscos, credor, outros

No segundo parágrafo, primeira enumeração:

Investimentos conservadores: renda fixa, pós-fixados, emitidos pelo Tesouro.

Os trechos abaixo foram obtidos na primeira página de um jornal regional. Note as enumerações.

“Especialistas falam da importância de quatro minerais: ferro, cobre, zinco e magnésio”

“O jornal inicia uma série de reportagens em que vai enfocar a questão do direito à moradia no Distrito Federal, explicando a atual situação de cada palmo de terra brasiliense, sua valorização acima da realidade, pendências jurídicas e características de cada centro urbano do DF.”

“A estação das flores chega com aumento de temperatura ao mesmo tempo que aumenta a incidência de chuvas, ventos fortes, raios e temporais.”

Também na comunicação cotidiana usamos muito essa estrutura. Por exemplo, vamos agora fazer com que você necessariamente se expresse através de enumerações. Responda às perguntas:

- O que você comeu no almoço ontem?

- Quais os seus alimentos preferidos?

- Quais as namoradas/os namorados que você já teve?

- Quais as suas principais metas atuais?

A resposta a cada pergunta acima requer que você enumere ao responder, desde, é claro, que sua resposta seja plural.

Mapeamento de enumerações

Modificando a distribuição espacial ou layout das enumerações dos primeiros exemplos acima, colocando cada elemento em sua própria linha, temos:

Presentes na Anglomania

    Sienna Miller

    Scarlet Johansson

    Sarah Jessica Parker

    Gisele Bündchen

    Autores das roupas

 

Vantagens das motonetas

    40 km/litro

    facilidade de estacionar

    contornam congestionamentos

 

Note que há uma semelhança estrutural entre os dois conjuntos: ambos têm um tema e uma lista de itens:

Tema

              item

              item

              item

A estrutura acima é hierárquica, a mesma de um mapa mental.

A conversão de uma enumeração em parte de um mapa mental é portanto imediata: o tema da enumeração é um tópico, os itens enumerados são subtópicos daquele.

Galho Presentes na Anglomania

Em síntese, processar uma enumeração, ao mapear um texto, envolve extraí-la do texto e inseri-la no mapa mental.

Esquematicamente:

Ajustes no texto - A conversão poderá envolver passos adicionais de ajuste do texto. Por exemplo, veja o texto abaixo.

“Para fazer um estudo mais produtivo, você vai precisar mais do que assistir às aulas e ler livros. É preciso fazer redações, dar aulas, discutir a matéria, ouvir sobre o tema, fazer e responder perguntas/questionários sobre determinado ponto, treinar provas orais, etc.”

(Como Passar em Provas e Concursos, William Douglas, pág. 99)

A enumeração é:

Ações de estudo

      assistir aulas

      ler livros

      fazer redações

      dar aulas

      discutir a matéria

      ouvir

      fazer/responder perguntas

      treinar provar orais

Note que os itens enumerados estavam em mais de uma frase. Também achamos que "responder perguntas/questionários" estava redundante, e eliminamos o segundo. Este é um exemplo de redução de texto, para a qual há várias possibilidades; veja Redução de texto.

Muitas vezes será necessário também editar o texto para que se encaixe adequadamente no mapa mental. No caso da Anglomania, é mais provável que o trecho apareça como componente de algo maior, como por exemplo um mapa mental sobre o evento como um todo, com informações também do evento, dos patrocinadores e outras possíveis. Nesse caso, o tema da enumeração dos presentes na Anglomania poderia ser reduzido e o "galho" acima poderia ficar como no mapa mental abaixo.

O tema do mapa mental, expresso no tópico central, não só define o critério para o que inserir no mapa mental como também contextualiza todos os demais tópicos, e portanto afeta diretamente a representação das idéias. Se o tema for "Feiras de roupas", por exemplo, talvez incluir os presentes nem seja relevante.

.

Sendo a enumeração um padrão no discurso - ocorre com regularidade -, se você souber reconhecer uma enumeração e como convertê-la para a estrutura de tópicos de um mapa mental, então toda vez que ocorrer uma enumeração em um texto, você saberá imediatamente como mapear aquela parte do texto. Isso permite uma produtividade mais alta de mapeamento.

Pistas de enumerações

Para extrair uma enumeração, você deve reconhecê-la em meio ao discurso. O ideal é que você “bata o olho” e já a reconheça, garantindo assim que o trabalho flua. Uma ótima forma de treinar-se nesse reconhecimento é através de exemplos. Outra é conhecer possíveis pistas de enumerações – termos e sinais que podem indicar a presença de uma enumeração. Por exemplo, se você encontrar a expressão “tais como” ou um sinal de dois-pontos, é bastante provável que os itens de uma enumeração sejam listados logo após. Uma seqüência de vírgulas pode estar separando os itens enumerados. Se for uma fala, o falante pode acompanhar uma enumeração contando nos dedos.

O termos pistas tem um fundamento: “indícios” são mais fracos, “evidências” são conclusivas; usamos “pistas” para indicar uma eventual possibilidade, talvez haja uma enumeração onde a pista ocorrer. O fato de ser uma pista aponta para a necessidade de uma verificação adicional.

Conclusão

Descrevemos neste artigo uma espécie de “filtro perceptivo”, que permite que você, ao olhar para um texto com a intenção de extrair idéias para um mapa mental, enxergue mais rapidamente a estrutura das idéias embutida no texto. Dispondo de vários de tais filtros, você pode obter muito mais produtividade nessa tarefa. O que você viu é o resultado de uma pesquisa do autor, que identificou outros desses padrões e está preparando um treinamento para esse tipo de conteúdo.


 

 

 

   HOME    RECURSOS     DEPOIMENTOS     DOWNLOAD     CAPACITAÇÃO     LICENCIAR

© 2008-2015 Virgílio Vasconcelos Vilela