CAPACITAÇÃO: EasyMapper

Tutorial: elaboração de mapa mental de aniversários

Aprenda os fundamentos rapidamente

Este tutorial é para que você em poucos minutos possa conhecer os recursos principais do EasyMapper e produzir mapas mentais já com um certo ritmo. Quando você terminar, o mapa mental estará semelhante ao abaixo.Apenas siga o tutorial passo a passo.

 

Por Virgílio Vasconcelos Vilela

Desenvolvedor do EasyMapper - Editor e webmaster dos sites www.MapasMentais.com.brwww.MindMapShop.com.br, www.Possibilidades.com.br - Autor do e-livro Modelos e Métodos para Usar Mapas Mentais.

Contato: virgiliovv@uol.com.br

 

Criação do arquivo

Edição

Ilustração

Formatação

Diagramação

Outras possibilidades

Direções e opções

1) Criação do arquivo

1) Crie um novo documento, clicando no botão   da barra de ferramentas padrão. O documento é criado assim:

2) Clique no retângulo (chamado "tópico", no caso o tópico central, título ou raiz). O tópico fica circundado por uma linha pontilhada, indicando que está selecionado. Tecle Enter para entrar no modo de edição, indicado por fundo colorido e cursor de edição. 

Digite "Aniversários celebridades", sem as aspas. Para quebrar a linha, tecle Control-Enter. Tecle Enter para encerrar a edição. 

3) Salve o mapa mental clicando no botão

Como é a primeira vez que o documento é salvo, será aberta a caixa de diálogo Salvar como. Esta é padrão do Windows; escolha a pasta onde quer salvar o arquivo. Na caixa Nome do arquivo, aparece uma sugestão de nome baseada no título do mapa mental. Você não precisa colocar o tipo de arquivo (.easy), ele será inserido automaticamente.

 

Dica: se algo não sair como você espera, use o comando Desfazer, no teclado (Control-Z) ou no respectivo botão da barra de ferramentas.

2) Edição

Inserção dos tópicos principais

Tópicos principais são os que estão conectados ao tópico central.

1) Clique no tópico central para selecioná-lo.

2) Digite a letra “J”. Um novo tópico é criado e inicia-se o modo de edição do tópico. A cor da linha deve estar diferente em relação ao mapa mental acima, porque é gerada aleatoriamente (você pode alterá-la, se quiser).

3) Complete o texto para ficar “Julho" e termine a edição do tópico, desta vez clicando fora do tópico (mesmo efeito de Enter).

4) Digite agora "Agosto" e saia da edição do tópico. 

Inserção dos aniversariantes

1) Clique no tópico "Julho"  para selecioná-lo.

2) Digite "3 - Tom Cruise"" e termine a edição.

3) Insira o tópico "20 - Gisèle Bündchen".

3) Para os demais, experimente primeiro selecionar e copiar (Control-C) as linhas abaixo:

10 - Antonio Banderas

18 - Madeleine Stowe

No EasyMapper, selecione o tópico "Agosto" e cole (teclando Control-V ou clicando no botão Colar da barra de ferramentas). Os textos são colados como novos tópicos, um por linha.

4) Insira tópicos para os demais aniversariantes.

 

Coisas automáticas

Para aumentar sua produtividade, o EasyMapper faz algumas coisas automaticamente:

Layout - O EasyMapper distribui automaticamente os tópicos, começando pelo alto à direita e, se a direção for radial, continuando do lado esquerdo.

Coloração de linhas - A cor das linhas de um tópico é herdada do tópico de nível superior (seu tópico "pai"). Quando você altera a cor da linha de um tópico, as cores dos subtópicos a partir dali são também alteradas.

Ajuste de fontes e outras propriedades - As fontes são diferentes conforme o nível do tópico: nível maior, tamanho menor, e em alguns casos negrito.

Essas são grandes vantagens de um programa especializado em mapas mentais em relação a outros programas gráficos, nos quais você teria que posicionar e formatar cada elemento.

3) Ilustração

1) Selecione o tópico do Tom Cruise. Selecione Inserir/Imagem... Alternativamente você pode usar o botão Inserir imagem da paleta ().

2) Navegue até a pasta de instalação do EasyMapper (normalmente C:\Arquivos de programas\EasyMapper mais o número da versão).

3) Agora abra a pasta de imagens deste tutorial (pt\help\html\tutoriais\img).

4) Selecione o arquivo tom_cruise.jpg e clique em Inserir.

Faça o mesmo para as demais imagens, em seus respectivos tópicos.

 

Colando imagem de outro programa - Experimente copiar a imagem abaixo (botão direito do mouse) e depois inseri-la em um tópico.

Alterando as dimensões das imagens - Você deve ter notado que as imagens estão um pouco maiores do que no mapa mental exibido acima. Experimente os botões de formatação de imagem da paleta:

reduzir:

aumentar:

restaurar:

Você pode também por todas as imagens do mesmo tamanho em uma só operação. Selecione todos os tópicos com imagens (use Shift-clique para adicionar um tópico à seleção atual), sendo o último o do Tom Cruise. Clique no botão Equalizar imagens () e selecione Largura. Todas as imagens serão ajustadas para ter a mesma largura que a foto do Tom, a última selecionada.

4) Formatação

Você terminou de editar o conteúdo - textos e imagens - e pode agora passar à formatação. Tipicamente deixamos a formatação - quando a fazemos - para após a edição, para formatar o mapa mental já com uma visão do todo. Fazer isso antes de ter o conteúdo fechado pode implicar em retrabalho depois.

Antes, experimente as opções de seleção de tópicos.

Selecionando

- Selecione um tópico e use as setas para alterar o selecionado.

- Mantendo a tecla Shift pressionada, clique em um tópico. Se não estiver selecionado, é adicionado à seleção atual; caso contrário, é removido.

- Tecle Control-T para selecionar todos os tópicos

- Selecione apenas um tópico e tecle Control-Shift-R para selecionar todo a sua subárvore (os tópicos abaixo dele).

- Selecione um tópico que não seja a raiz e tecle Control-Shift-N: todos os tópicos do mesmo nível (distância da raiz) que o tópico selecionado são selecionados.

- Arraste o mouse pelos tópicos: os tópicos envolvidos pelo retângulo azul são selecionados.

Formatando

- Selecione um ou mais tópicos. Usando a paleta, experimente alterar fonte e tamanho da fonte (as duas combos no alto).

- Tecle Control-E algumas vezes para aumentar as margens dos tópicos. Para reduzi-las, tecle Control-Shift-E.

- Agora selecione o tópico "Julho". Na paleta, clique no retângulo do botão . Clicar na seta permite selecionar o tipo de borda.

- Altere a cor de fundo clicando na seta ao lado do botão   e escolhendo a cor no seletor. A cor dos espaços entre o texto e as bordas é alterada.

- Experimente alterar a cor das linhas e sua espessura, através dos botões de linhas na paleta (abaixo). Esses comandos afetam todo o mapa mental, exceto a cor, que é aplicada ao tópico selecionado e seus subtópicos

5) Diagramação

Na barra de ferramentas, clique no botão , que alterna o modo de visualização. Você vê o mapa mental no modo Layout de Impressão, no qual são mostradas quantas páginas serão usadas para impressão, as margens e como o mapa mental será posicionado nelas. O mapa mental pode ser editado normalmente nesse modo de exibição.

Tipicamente você usará o modo Layout de Impressão na etapa de diagramação do mapa mental. Os comandos mais usados (figura abaixo) ficam no meio da paleta (figura abaixo). Os da primeira linha variam o espaço entre os tópicos, horizontal e verticalmente. Na linha de baixo, o da direita alterna orientação de página, e os demais alteram a escala do mapa mental, isto é, variam seu tamanho sem alterar as dimensões originais. Experimente algumas vezes cada comando.

Os botões "+" e "-" alteram a escala em 5% com clique simples. Use a tecla Control ao clicar para variações de 1%.

Agora altere a orientação de página do mapa mental das celebridades para paisagem, para ele caber em uma folha A4, imprima-o e veja como fica o mapa mental no papel.

Outras possibilidades

Experimente:

- O EasyMapper não tem barra de menu; para acessá-lo, use o botão Menu da barra de ferramentas ou tecle Alt-M.

- Direção do mapa mental: clique em uma área vazia do mapa mental. No menu, selecione Formatar/Direção/Radial.

- Rolagem sem usar as barras: clique direito em uma área vazia do mapa mental e, mantendo o botão pressionado, mova o mouse em qualquer direção: o painel é arrastado.

- Gerar uma imagem de um mapa mental selecionando Editar/Copiar imagem do mapa mental (ou com Control-M). Abra outro programa que aceite imagens, como o MS-Word ou o Paint, e cole a figura.

Direções e opções

Uma boa forma de fazer os primeiros mapas mentais é partir de um já pré-estruturado. Veja por exemplo os mapas mentais do menu Ajuda/Modelos. Esses modelos são descritos no livro Modelos e Métodos para Usar Mapas Mentais. Para ver um sumário de todos, abra o primeiro, "-Sumário". Os tópicos desse sumário contêm hiperlinks para abertura com um clique.

Se tiver dúvidas sobre termos de mapas mentais, você pode consultar o Glossário de mapas mentais.

A área Capacitação do site do EasyMapper contém artigos, tutoriais, lições e outras opções para você evoluir como mapeador mental e no programa. Alguns dos temas tratados, em particular sobre qualidade semântica de mapas mentais, você não vai encontrar em nenhum outro local.

O EasyMapper foi muito pensado e trabalhado para lhe proporcionar facilidade e produtividade na elaboração de mapas mentais  Bom proveito!


 

 

 

   HOME    RECURSOS     DEPOIMENTOS     DOWNLOAD     CAPACITAÇÃO     LICENCIAR

© 2008-2015 Virgílio Vasconcelos Vilela