EasyMapper/IA
Gerando um mapa mental com IA
Produtividade multiplicada usando inteligência artificial
Mapas mentais e inteligências artificiais (IAs) são poderosas ferramentas — imagine combinar as duas! Este artigo mostra, em detalhes, como fazer isso. A geração do mapa mental é explicada usando o EasyMapper, mas o fluxo, com os devidos ajustes, pode ser aplicado também em outros aplicativos.
No final você encontra um sumário com as ideias relevantes para você aplicar o conteúdo, disponível em imagem e PDF.
Estrutura do fluxo
Gerar um mapa mental no EasyMapper usando IA envolve dois passos:
1) Gerar um esquema.
2) Importar o esquema como novo mapa mental.
Vou começar pela etapa 2, porque, para entender melhor a etapa 1, você precisa saber por que gerar um esquema. É como saber para onde está indo, para saber para onde virar.
Importar um esquema como novo mapa mental
O EasyMapper reconhece o formato de esquema em que os níveis são indicados por tabulações (tabs), formato chamado no programa de texto indentado:

Uma vez que o texto do esquema esteja na área de transferência, você pode usar o comando Colar como novo mapa mental:

Para o esquema acima, o EasyMapper cria então este mapa mental.
Para usar IA para gerar um mapa mental, precisamos então que ela produza um esquema indentado com tabs, que será então colado como novo mapa mental no EasyMapper.
Gerando um esquema com IA
Para gerar o esquema nas IAs, usamos um prompt apropriado. Antes de apresentar o prompt que usei, vou contar um percalço que tive que pode ser útil para você.
Para a primeira versão deste artigo, eu encontrei um prompt simples que funcionava muito bem no ChatGPT e razoavelmente nas outras IAs. Semanas mais tarde, ao revisar, o ChatGPT não mais gerava como eu queria. Tive então que buscar outro prompt (abaixo). Algo parecido pode acontecer com você também – convém estar preparado para fazer ajustes.
Usei o prompt abaixo; a parte destacada é o que você altera para especificar o que deseja.
Um esquema é uma hierarquia (árvore) de tópicos sintéticos, um tópico por linha, com o nível de cada linha indicado por caracteres de tabulação, um para cada nível. Elabore um esquema para o tema "Como Gostar Mais de Viver", com pelo menos 3 níveis. Não use marcadores (bullets). Esse esquema será usado para gerar um mapa mental no programa EasyMapper, portanto coloque-o em uma caixa de texto apropriada.
Seguem os resultados com o ChatGPT, o Grok e algumas outras IAs.
ChatGPT
O ChatGPT (https://chatgpt.com/) foi a única das IAs testadas que produziu o esquema exatamente como solicitado; abaixo, um trecho.

O ChatGPT também teve um facilitador: o esquema estava em um bloco separado, com uma opção de copiar:

O resultado é que gerar o mapa mental no EasyMapper ficou bem simples:
- Submeta o prompt.
- Copie o esquema.
- No EasyMapper, cole como novo mapa mental
Grok
Com o prompt acima, o Grok gerou um esquema semelhante ao do ChatGPT, mas usou espaços ao invés de tabulações para indicar os níveis:

Reclamei que ele tinha usado espaços e não tabs. Ele respondeu:
Desculpe pelo erro! Aqui está a hierarquia de tópicos sobre "Como Gostar Mais de Viver" com recuos usando tabulações:
E continuou usando espaços...
É possível ainda aproveitar essa saída do Grok substituindo os espaços por tabs em um editor de textos. Fiz isso usando o programa gratuito Notepad++ (https://notepad-plus-plus.org/downloads). A imagem abaixo mostra a configuração para essa substituição:
- 4 espaços no campo Localizar
- “\t” no campo Substituir por
- Opção de modo de pesquisa estendida marcada.

Você pode também usar o Word para fazer essa substituição; você insere o caractere de tabulação por meio do botão Especial da janela Localizar e Substituir. Mas tome cuidado: já vi o Word substituir tabulações por espaços de forma invisível. Quando faço esquemas no Word para convertê-los em mapas mentais, antes eu levo o texto para o Notepad++ para conferir a estrutura.
Outras IAs
O Gemini (https://gemini.google.com) gerou o esquema mas a caixa de texto não tinha um botão para copiar, e o esquema foi menor que os outros (esquema completo abaixo):

O Perplexity (https://www.perplexity.ai) produziu inicialmente uma lista simples:

Para o prompt em inglês ele fez corretamente, então simplesmente pedi para ele traduzir o esquema correto para português, o que resultou no esquema abaixo.

Já o resultado com o Copilot (https://copilot.microsoft.com/chats) foi semelhante ao do Grok: esquema correto, mas com espaços.
Tenha em mente que a Engenharia de Prompts é muito rica em possibilidades, e provavelmente há alguma indicação que possa produzir os esquemas como queremos. Se você encontrar uma solução, pode enviá-la pelo e-mail virgiliovvilela@gmail.com ou poste-a na Comunidade Mapeadores Ágeis (https://t.me/MapeadoresAgeis).
Aproveitando o não ideal
O que uma IA produz pode não ser utilizável diretamente, mas ainda assim você pode aproveitar alguma coisa. Considere o mapa mental abaixo, cujo conteúdo foi gerado pelo ChatGPT em um dos testes.
O Gemini não gerou com a estrutura desejada, alguns dos tópicos são mostrados abaixo.
Como gostar mais de viver
Cuidar do seu bem-estar
Priorizar a saúde física
Cultivar a saúde mental
Desenvolver a inteligência emocional
Conectar-se com o mundo
Se alguma IA não tiver incluído saúde física, você pode enriquecer o mapa mental com pelo menos um novo ramo:

Aí você pode inserir subtópicos no novo ramo, vindos da própria IA que deu a ideia. Nesse caso você pode selecionar as linhas desejadas e colá-las como subtópicos do tópico correspondente.
Enriquecendo o conteúdo
As IAs de maneira geral produziram esquemas em três níveis. Eventualmente você pode querer detalhar algum tópico, por exemplo se você for produzir conteúdo sobre o tema geral. Você pode pedir às IAs para detalhar mais tópicos específicos. Por exemplo, para o tópico Saúde física:
Dê-me ideias sobre como gostar mais de viver atuando na saúde física.
Parte de uma das respostas obtidas está abaixo, em imagem para preservar a formatação.

Outra possibilidade é especificar melhor o tema do prompt, a parte que indica o conteúdo do mapa mental. Por exemplo,
... Elabore um esquema sobre o tema "Como usar a Psicologia Positiva para gostar mais de viver"...
Para esse prompt, o ChatGPT gerou o conteúdo do mapa mental abaixo, editado apenas para redução das dimensões. Isso na primeira vez; um mesmo prompt reaplicado pode resultar em respostas diferentes.

Você pode notar que não há limites para a quantidade de ideias que você pode conseguir usando IAs, mesmo em apenas uma delas. Se isso parecer um problema, bem, é um “bom problema”, análogo por exemplo a ter muito dinheiro e ter dificuldades para administrá-lo.
Não há limites para gerar ideias!
Sumário
Segue o mapa mental de sumário deste artigo, contendo o que consideramos relevante para você aplicar o conteúdo. Se preferir, baixe esse mapa mental em PDF.


